quarta-feira, 15 de março de 2023

ALCIR LEOPOLDO DIAS DA SILVEIRA

 


SEGUNDO OCUPANTE DA CADEIRA DE Nº 24, DA ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS, QUE TEM COMO PATRONO – JOSÉ LEITE DE ARAGÃO MENDES; E COMO PRIMEIRO OCUPANTE – PEDRO BATISTA DE MELO


O Padre e professor Alcir Leopoldo, natural de Patu, Estado do Rio Grande do Norte, filho de Pedro Leopoldo da Silveira e de Antonieta Mota da Silveira.

Sabemos da amizade que Dom João Costa, 0 2º Bispo de Mossoró, tinha com seus pais. Contou-nos o seu irmão Hamilcar, que, como ele e antes dele, entrara no Seminário, e é padre, desde 1959, depois que fez o curso de Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma,. Percorreu o caminho do irmão fazendo cursos fundamental e médio no Seminário de Mossoró, de 1945 a 1952; filosofia no Seminário Arquidiocesano no Rio de Janeiro, de 1953 a 1955 e Teologia em Roma.

Quando foi eleito para ocupar a cadeira em destaque, o jornalista Dorian Jorge Freire comentou o fato com as seguintes palavras: “Elegendo o ex-padre Alcir Leopoldo Dias da Silveira, o escritor Vingt-um  Rosado deu uma prova de notável prestigio na nossa Academia. (...) Sua chegada a Academia é justa.

Publicou: “Objetivo Fundamental do Latim”, trabalho apresentado à cadeira de Língua Latina do Curso de Filosofia  Ciências e Letras de Mossoró (UERN).

FONTE -LIVRO AMOL – SEUS PATRONOS E ACADÊMICOS, DE RAIMUNDO SOARES DE BRITO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ALCIR LEOPOLDO DIAS DA SILVEIRA

  SEGUNDO OCUPANTE DA CADEIRA DE Nº 24, DA ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS, QUE TEM COMO PATRONO – JOSÉ LEITE DE ARAGÃO MENDES; E COMO PRIM...